Moradores da Linha MA 04, na região de São Marcos, em Vale do Anari, denunciaram à equipe do MachadinhoNews uma situação alarmante envolvendo o transporte escolar público. Alunos da rede pública estão enfrentando superlotação, quebras constantes e até riscos de acidente durante o trajeto até a escola.
Um vídeo compartilhado com a redação mostra estudantes tendo que descer do ônibus em plena estrada de terra para que o veículo consiga subir uma ladeira. A situação gerou indignação na comunidade. “É irônico demais, os alunos têm que descer das cadeiras para o ônibus conseguir subir”, relatou o denunciante.
Segundo os moradores, o ônibus principal da linha está quebrado há três dias. Como solução improvisada, os estudantes estão sendo levados em ônibus menores e superlotados, com alguns alunos indo em pé, o que representa grave risco à integridade física dos passageiros.
A empresa responsável pelo serviço é a Nova Transportes Escolar (CNPJ: 08.112.687/0001-69), que presta serviços ao município e ao Governo do Estado. A secretária municipal de Educação, Luiza, informou que essa linha é de responsabilidade estadual, mas mesmo assim irá contatar a empresa para buscar solução.
Apesar disso, a comunidade cobra providências imediatas também por parte do prefeito Cleone Lima, já que os estudantes prejudicados são do município. “Independentemente de quem contratou, é obrigação da prefeitura zelar pela segurança e educação das nossas crianças”, afirmou um morador revoltado.
Enquanto isso, alunos continuam enfrentando superlotação, descendo do ônibus em ladeiras e perdendo dias de aula, em mais um retrato do abandono enfrentado por comunidades da zona rural.
WhatsApp MachadinhoNews 69992245136. Adicione nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok @machadinhonews
Mín. 19° Máx. 34°